terça-feira, 21 de agosto de 2007

Acerca das Famílias Anónimas

1 - Têm por finalidade o esclarecimento e interajuda de famílias e amigos de pessoas com problemas relacionadas com o consumo de substâncias que alteram o comportamento.
2 - Utilizam um programa baseado em "12 passos", "12 tradições" e vários lemas, á semelhança do que acontece com os «Alcoólicos Anónimos» ou com os «Narcóticos Anónimo»", só que as «Famílias Anónimas» se destinam a famíliares e amigos e não aos próprios adictos.~
3 - Embora os «12 passos» e as «12 tradições» constituam uma base espiritual para estudos por parte dos Grupos FA, o Programa FA não é um programa religioso, estando pois, aberto a todos, independentemente de ser ou não crente. O entendimento que cada membro das FA tenha de Poder Superior é uma escolha pessoal e privada.
4 - A atenção dos membros das FA deverá concentrar-se nos seus próprios sentimentos e atitudes e não em tentativas de modificar a pessoa cujo comportamento os fez aderir ás FA.
A experiência mostrou que o melhoramento conseguido pelos membros das FA é importante para a recuperação dos seus familiares ou amigos que sofrem de doença relacionada com a dependência de quimicos.
5 - Assim, nas reuniões dos Grupos FA, os debates devem centrar-se nas próprias experiências dos seus membros e no tema específico de cada reunião.
6 - O anonimato é um dos principios básicos do Programa FA, razão pela qual apenas são usados os primeiros nomes e as histórias contadas nas reuniões ou entre membros não são para serem repetidas.
7 - Não é preciso pagar joias ou quotas para se ser membro das FA. Cada grupo suporta-se a si próprio, pagando os encargos com venda de literatura e ajuda ao funcionamento dos Serviços Mundiais das FA e Associação Portuguesa de Famílias Anónimas, por meio de doações veinculadas através do Conselho Nacional de Serviço (e do intergrupo quando exista).

Sem comentários: